Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • O levedo de cerveja e a acne

    Dica do leitor: O Danilo, usando o levedo de cerveja, encontrou na internet que ele pode ser usado para tratar acne, seria mesmo?

    O que é o levedo de cerveja?

    O levedo de cerveja é um fungo unicelular usado para fabricar bebidas alcoólicas fermentadas. Mas atenção!Ele não se encontra na cerveja ou no vinho em si: ele é eliminado durante o processo de produção, de forma que apenas o álcool produzido por ele permanece na bebida.


    O seu nome científico é Saccharomyces cerevisiae, o mesmo do fermento usado para fazer pão (que também pode trazer fungos da espécie Saccharomyces exiguus), porém há uma série de diferenças entre os dois tipos de fermento.

    Para que serve o levedo de cerveja?

    Uma das especulações é de que o levedo de cerveja possa auxiliar no tratamento da acne, porém, há algum tempo ele é usado como um complemento nutricional que também:

    * Melhora a tolerância de glicose em pacientes diabéticos (Obs: leia as contraindicações do uso do levedo de cerveja )

    * Diminui o nível de colesterol ruim, o LDL (estudos não conclusivos)

    * Auxilia na redução de gordura corporal de forma secundária

    * Reduz o risco de câncer de pele (estudos não conclusivos)

    E como o levedo de cerveja é usado para tratar acne?

    Em primeiro lugar, ele não é considerado um tratamento da acne, apenas um possível auxiliar.

    Aliás, a influência dele na acne ainda não é muito discutida e, por isso, há poucos estudos que demonstram sua eficácia no campo dermatológico.

    Mas acredita-se que sendo ingerido, o levedo de cerveja ajude a manter os níveis séricos de açúcar (presente no soro do sangue) sob controle por ser uma fonte de crômio.

    Por meio de experiências práticas feitas com voluntários, especula-se que o crômio seja uma substância que diminui os sintomas da acne.

    Os mesmos estudos sugerem que o zinco, o ácido fólico, o ômega-3 e o selênio (também presente no levedo de cerveja) poderiam ser usados com a mesma proposta.

    Como usar o levedo de cerveja?

    O levedo de cerveja pode ser encontrado em flocos, pó, tablete e líquido.

    Tome de 1 a 2 colheres de sopa por dia dissolvida em água ou suco.

    Quem não deve usar o levedo de cerveja? (Contraindicações)

    - Crianças

    Ainda não foram estudados os efeitos do levedo em crianças, ou seja: embora não haja nenhum risco aparente, o uso pediátrico não é considerado seguro.

    - Pessoa alérgicas ao levedo

    - Diabéticos (sem o conhecimento do médico)

    O levedo de cerveja pode interagir com a medicação e causar hipoglicemia.

    - Pacientes que façam uso de quaisquer remédios com os seguintes princípios ativos:

    * Inibidores da monoamina oxidase ( Fenelzina, Iproniazida, Isocarboxazida, Harmalina, Nialamida, Pargilina, Selegilina, Toloxatona , Tranilcipromina)

    * Petidina ( também chamada meperidina, piperosal, demerol)

    Ambos são usados para tratar depressão e podem interagir com a grande quantidade detiramina presente no levedo de cerveja, causando perigosas crises de hipertensão.

    Efeitos colaterais

    O levedo de cerveja, exceto nas condições acima, costuma ter efeitos colaterais brandos, dentre eles, a flatulência.


    Vale a pena usar o levedo de cerveja se eu tenho acne?


    Ingerir o levedo de cerveja é uma forma interessante de obter alguns nutrientes. Porém, se você já tem uma alimentação saudável, não há um argumento forte o suficiente para que você compre um suplemento nutricional (a levedura da cerveja).



    Todavia, se você acha que a falha na sua alimentação e no seu estilo de vida possam ser os causadores dos problemas da sua pele, pode ser uma opção.

    Então, alguém de vocês já usou o levedo?Funciona?

    Poste um comentário ou iniciei um tópico no Fórum!

    Referências: Centro médico da Universidade de Maryland (http://www.umm.edu/)


    29 comentários antigos :


    Raul disse...
    Me faz engordar !
    Já lí algo informando que ele é antioxidante.
    21 de junho de 2010 05:06


    Editor do Versus Acne disse...
    Oi Raul!

    Eu tinha mesmo ouvido que algumas pessoas usavam o levedo da cerveja para engordar, mas o artigo da Universidade de Maryland (que eu usei para escrever o post) diziam justamente o contrário!

    Bem, na verdade, ele dizia que o uso da levedura poderia ajudar a manter uma rotina de exercícios mais regular e eficiente, auxiliando na perda de peso. Então, em si, a levedura não emagreceria (mas também teoricamente não engordaria).

    Em relação a levedura ser antioxidante, é verdade: ela contém bastante selênio, um mineral que atua como uma conezima de proteínas antioxidantes.
    21 de junho de 2010 11:23


    Editor do Versus Acne disse...
    Raul,

    Pesquisando um pouco mais, descobri uma pesquisa da Universidade de Lavras na qual o selênio era usado para engordar frangos. E adivinha qual era a fonte de selênio utilizada?

    Levedura de cerveja!

    Porém um outro estudo dizia que o selênio sozinho não era responsável pelo ganho de peso e sim uma combinação dele com outros nutrientes.

    Acho que é a posição que defende a Universidade de Maryland.
    23 de junho de 2010 14:33


    Michelle Eleutério disse...
    Estou procurando informações sobre solução para acnes e achei este blog http://www.fredericovasconcelos.com.br/blog/?p=76 O q vcs acham? É uma boa solução!
    Parabéns pelo blog, tem muita informação util aqui!
    30 de junho de 2010 06:54


    Editor do Versus Acne disse...
    Oi Michelle!

    Obrigado pela dica, é um resumo muito bom sobre peelings. Mas não se esqueça que alguns deles devem ser feitos somente após o término do tratamento da acne.
    6 de julho de 2010 18:45


    Anônimo disse...
    Levedo de Cerveja não ajuda em nada na acne, ele é um suplemento que ajuda a mantaer a saúde dos musculos, ideal pra quem pratica atividades fisicas
    19 de agosto de 2010 09:09


    Anônimo disse...
    levedo de cerveja me ajudo muito tanto na alimentação quanto na acne...no caso eu tinha muitas espinhas vermelhas inflamadas eh depois disso so ficaram os cravos
    27 de setembro de 2010 14:34

    Anônimo disse...
    Estou tomando e vai fazer um mês estou toda enpolada com várias manchas na pele e só o que estou tomando e levedo de cerveja estou com medo porém preocupada. Fiquem com Deus
    17 de novembro de 2010 16:38


    Anônimo disse...
    Estou tomando e notei uma melhora na perda de peso junto com atividades físicas, porém gera gases heheh
    14 de dezembro de 2010 03:06


    Érique disse...
    Muito interessante..
    Pois quando bebo cerveja no outro dia meu rosto amanhece melhor, sempre percebi isso, mas achava que era apenas sei lá o q.
    Cerva agora não sairá da minha geladeira
    31 de dezembro de 2010 09:23


    Anônimo disse...
    Anta ... no artigo diz que não existe levedura de cerveja na cerveja, ela é eliminada no processo de produção tanto de cerveja como de vinho.
    2 de fevereiro de 2011 08:46


    Anônimo disse...
    Raxei do "anta" no comentário acima.. mas realmente Érique, não tem levedo de cerveja na cerveja. Irônico, sim, mas é a realidade.
    23 de fevereiro de 2011 07:06


    Anônimo disse...
    quero tomar levedo de cerveja,mas tenho medo de criar espinhas em mim..
    pois ja fiz tratamento com roacutan..
    mas mesmo assim ainda nasce algumas espinhas em mim..o levedo de cerveja pode ajudar nas espinhas
    ou vai piorar??algem me ajuda com essa duvida aew..abrasso galera boa sorte pra quem esta tomando..
    12 de março de 2011 15:09


    Anônimo disse...
    estou tomando levedura há uma semana e o meu rosto esta três vezes mais cheio de espinhas que antes!e olha que eu nem sabia que ele era "bom" pra acne.
    18 de março de 2011 11:59


    Anônimo disse...
    Tomei durante anos levedo de cerveja ( por causa da minha mãe) minha pele era lisinha.Um dia pensei, mas que frescura essas coisas.......Parei de tomar. Minha alimentação mudou bastante e agora aos 23 anos começou a saga contra espinhas.
    O que o levedo de cerveja faz ? Como ele é desintoxicante é comum nas primeiras semanas surgirem mais espinhas, pois está limpando as impurezas, na terceira semana já nota-se uma melhora, a pele fica mais revigorada e lisa.
    Aconselho sempre procurarem um especialista pra saber a quantidade exata a se tomar
    26 de março de 2011 15:17


    Anônimo disse...
    adorei essas informações, gostaria de tomar a levedura, com tantos beneficios, com certeza, vale a pena, é claro na medida certa neh..
    falow pessoal daqui uns meses posto outro comentario para dizer se realmente funciona..
    12 de maio de 2011 08:53


    Anônimo disse...
    ouvi falar que o levedo de cerveja é bom mesmo, só que nos primeiros dias surgem mais espinhas por que começa a limpar as impurezas da pele e depois a pele fica limpa eu estou usando meu rosto esta muito mais limpo.
    20 de junho de 2011 11:44


    homofobiabasta disse...
    Jesus! Salvou meus cabelos! Eu tomava Roacutan e fazia uso de anti-depressivos, meus cabelos estavam caindo as mechas! Meu cabelo parou de cair, porém meu dermatologista mandou tomar cuidado pois ele em excesso podia causar mais espinhas, o que não aconteceu pois eu tomava em comprimidos o que dava para regular bem... Mas só tomava junto ao almoço e janta, para que houvesse uma absorção intestinal boa, afim também de melhorar o transito intestinal que o Roacutan prejudica, o levedo contém muito cromo, pra quem é ansioso é um tiro na culatra dizem os nutricionistas, eu realmente fiquei uma pilha, coisa que eu não podia por causa da depressão, mas os efeitos estavam tão bons! 3 comprimidos junto ao almoço e 3 junto a janta, o resultado foi o fim da queda de cabelos, intestino regulado, cicatrização de feridas ( Acne também ) mais rápida! O perigo está na glicose, abaixa muito, eu vivia com a glicose baixa, cheguei a ter uma crise de hipoglicemia pois tomei 9 comprimidos ao invés de 6 como recomendado... Fora isso, maravilhoso! Meu rosto era marcado, meu intestino parado, meu cabelo estava um fiasco, hoje não tenho uma marca de acne no rosto, não tenho mas intestino preso, nem queda de cabelo porém faço uso de Roacutan ainda ( tomava 20mg diárias durantes 2 anos, agora tomo 20mg em dias alternados, irá diminuir para 20mg duas vezes na semana e 20mg uma vez na semana e suspender o tratamento, são 4 anos de tratamento, sem sofrer os efeitos "pavorosos" da bula do Roacutan, preferi gastar mais e sofrer menos... ) Bjão!
    25 de junho de 2011 00:33

    Anônimo disse...
    como ele possui bastante proteina , eu uso como suplemento alimentar , e tbm ta ajudando a reduzi meu problema com a acne ! tomo 3 vez ao dia 3 complimidos antes de cada refeiçao = 9 por dia
    7 de julho de 2011 21:50


    Anônimo disse...
    Pessoal cuidado com uso de muitos medicamentos, pois eu utilizei muitos tipos de antibióticos, oral e tópico, até o roacutam em duas etapas, e adquiri uma colite brava, então cuidado porque quando o intestino adoece, aí tomar remédio fica muito difícil, haja visto, que a colite é para toda vida, não tem cura, tem que ficar tratando sempre, e qq. remédio age no intestino também, fora os inúmeros alimentos que também pioram o quadro.

    Só melhorei com o problema de acne, quando fiz um tratamento a laser para redução de pelos, com a luz intensa pulsada, pois quanto menos pelo nascer menos inflama o folículo piloso.
    Outra detalhe importante, é a alimentação, o açucar é o grande vilão, pois alimenta as bactérias que causam a acne, o leite e a carne vermelha também acirram o problema.
    Ainda aparecem acnes quando consumo estes alimentos e a vitamina B12.
    Abs.
    17 de julho de 2011 14:39


    Anônimo disse...
    eu ja tomei rocutan, por alguns meses mas tive que parar porque passei muito mal, então minhas espinhas ainda ficaram algumas, séra q poss tomar levedo de cerveja sem nenhuma problema,pois quero acabar resto das espinhas. responda por favor
    26 de julho de 2011 11:30


    Anônimo disse...
    Ola , pessoal tomei 140 comprimidos de levedura de cerveja e ha um mês tem nascido varios caroços em meu corpo um tipo de furunco...ou pé de cabelo....é sarando um nascendo outro.....vou ao médico p ver o que pode ser.
    30 de julho de 2011 15:45


    Anônimo disse...
    Levedo de cerveja é muito bom! Furunculo é calsado por uma bactéria eu já tive isso e sabe o que o médico receitou? Antibiótico e levedo de cerveja.
    31 de julho de 2011 09:26


    Janaina disse...
    Minha pele era horrivel e faz tempo que eu tomo levedura de cerveja e hoje raramente tenho 1 espinha,a melhora vai depender tbm do grau da espinha e do uso continuo do produto.Em questao do efeito colateral que foi citado que sao os gases,pra mim foi ao contrario,eliminou.Ah se vc quiser engordar um pouco tome apos as refeiçoes e se quiser emagrecer 30 min antes de cada refeição,lembrando que o uso deve ser continuo...vlw pessoal
    26 de agosto de 2011 07:39


    Anônimo disse...
    gostei das dicas vou tentar
    seguir corretamente!!!bjs obrigado!!
    30 de agosto de 2011 14:22


    Anônimo disse...
    Bom,eu tive um problema sério com furúnculos, por cerca de 2 anos, nada servia, aí minha mãe me receitou o levedo, nossa foi um milagre!!!! Desde então nuca mais sofri com este problema.
    15 de setembro de 2011 12:21


    Anônimo disse...
    bom estou tomando vamos ver no que da
    27 de setembro de 2011 05:19


    jhgvuyhv disse...
    Vou começar a tomar, eu não tenho acne, mais ando meio fraca, provavelmente por falta de vitaminas e como o levedo é um bom suplemento alimentar, eu vou tentar, claro que antes vou passar no medico, pra saber as causas do meu estres e do meu cansaço, ai eu vou aproveitar e perguntar se posso tomar se eu tiver efeitos colaterais eu paro de tomar, bjs daqui a um mês eu volto e digo o que aconteceu.
    30 de setembro de 2011 09:51
    Comentários 9 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado
      vamos ver oq da
    1. Avatar de Não Registrado
      Gente estou tomando o levedo a duas semanas, juntamente com Inneov, ambos indicados por dermatologista, e até agora nad de melhora, cabelo ainda cai bastante e as espinhas nem se fala, umas 10 e cada parte do rosto... me ajudemmmmmm
    1. Avatar de Não Registrado
      Olaaa boa noite a todos, tenho muia acne, fiz tratamento ate pouco tempo com tetraciclina o resultado até foi satisfatorio, até começar a ter problemas com queda capila, meus cabelos cairam aos tufoss, a dermato indicou levedo de cerveja e Innov, a queda diminuiu porém as espinhas voltaram a todo vaporrr, não sei o que fazer... o levedo até o momento não adiantou ja estou na segunda semana... a noite aplico na pele Epiduo mas até agora nada tbm... me ajudem, alguém tem uma segunda opção?????
    1. Avatar de Não Registrado
      POR FAVOR!!!!

      Galera...pra quem tem problemas com espinhas, sigam o meu conselho, façam dieta e cortem o leite e os seus derivados por uns 7 dias e vejam a melhora, tenho mts espinhas nas costas, e depois de mt tempo, fui descobrir cortando varias coisas na alimenta, que meu problema era com o leite e seus derivados, coisa que nenhum dermatologista descobriu, façam o teste e depois comentem, se não deu resultado...alguma especie de problema com hormonio da vaca, que contem no leite
    1. Avatar de Não Registrado
      Meu e-mail é wn.medeiros1@gmail.com

      Façam a dieta, cortem o leite e os seus derivados por pelos uma semana e depois me falem...no começo varias vao criar a pontinha amarela e depois aos poucos vão parar de aparecer...
    1. Avatar de Não Registrado
      Querido, talvez seja o caso de vc procurar um dermatologista especializado em cabelos (tricologista). Dependendo do caso, só suplemento vitamínico não resolve, pois poder haver desordem hormonal. Eu tenho alopecia androgenética e tive que procurar muito até encontrar um médico que pedisse todos os exames necessários e desse um diagnóstico. Tente o Instituto Pele Saudável, fica na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 221. Lapa. São Paulo – SP. CEP: 05078-000
      Fone: 55 11 3644 3163 - Fax: 55 11 3644 3162
      Instituto Pele saudável - IDE24h
      contato@institutopelesaudável.com.br

      Citação Postado Originalmente por Não Registrado Ver Post
      Gente estou tomando o levedo a duas semanas, juntamente com Inneov, ambos indicados por dermatologista, e até agora nad de melhora, cabelo ainda cai bastante e as espinhas nem se fala, umas 10 e cada parte do rosto... me ajudemmmmmm
    1. Avatar de Não Registrado
      Tomei levedura e fiquei inchada e cheia de gases por uns três dias. Acredito que a reação é individual, poi conheco pessoas que tomam levedura e tem uma melhoria na pele e outros que tomam e não sentiram nada ou até pioraram. Particularmente, tive reações muito desagradáveis. Entretanto, farei o teste um por uma semana para verificar se os efetiso colaterais continuam. Sobre a acne sabe-se, cientificamente, que a alimentacao tem influencia sobre sua extensao e melhoria. Assim, é importante ter hábitos saudáveis para ter melhorias na pele. Mas é sempre bom lembrar que ter uma alimentação adequada não garante uma vida isenta de espinhas, pois o seu aparecimento está associado a problemas hormonais, sendo necessário, portanto, tratar essas disfunções, antes de qq coisa. A regra é não ter regra...rss.. é preciso experimentar e ver a sua reação.
    1. Avatar de Não Registrado
      Citação Postado Originalmente por Não Registrado Ver Post
      Olaaa boa noite a todos, tenho muia acne, fiz tratamento ate pouco tempo com tetraciclina o resultado até foi satisfatorio, até começar a ter problemas com queda capila, meus cabelos cairam aos tufoss, a dermato indicou levedo de cerveja e Innov, a queda diminuiu porém as espinhas voltaram a todo vaporrr, não sei o que fazer... o levedo até o momento não adiantou ja estou na segunda semana... a noite aplico na pele Epiduo mas até agora nada tbm... me ajudem, alguém tem uma segunda opção?????
      Utilize Clindoxyl. Demora uns 15 dias para surtir efeito, porém é muito eficaz.
    1. Avatar de Nara
      Oi eu tenho muito medo de toma levedor de cerveja.Se piorar minhas espinhas,eu tenho muitas nas costar principalmente.
  • Facebook