Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • Lábios ressecados, o que fazer?

    O inverno está chegando, e essa é uma época particularmente difícil para quem está fazendo tratamento com isotretinoína (Roacutan, Isotretinoína Ranbaxy, Cecnoin, Isoface) ou com outros remédios que causam ressecamento da pele, incluindo a dos lábios.

    Além do lado estético, rachaduras muito profundas podem causar infecções, que poderiam ter sido evitadas com alguns cuidados.

    O que fazer para contornar os lábios ressecados?

    - Algumas dicas básicas para quem está fazendo tratamento ou não com o Roacutan, genérico ou similar:

    1º) Evite lamber os lábios e arrancar os pedaços de pele que se destacam.

    2º) Banhos quentes, frio e vento contribuem para piorar a situação. Tente evitá-los na medida do possível.

    3º) Se houver algum princípio de infecção, procure o dermatologista para que ele prescreva um antibiótico adequado.

    4º) Beba bastante água.

    - Alguns cuidados complementares:

    1º) Caso você use batom, prefira os de efeito hidratante. Batons de longa duração geralmente ressecam mais os lábios.

    2º) Use ungüentos e produtos hidratantes, além de protetor solar labial.

    2º) Caso a causa dos lábios rachados não seja devido à isotretinoína via oral, que é mais intensa, a esfoliação dos lábios é recomendada.

    COMO FAZER UMA ESFOLIAÇÃO LABIAL

    Importante repetir: Esse tipo de esfoliação não é recomendado caso você esteja usando isotretinoína via oral.

    Existem produtos adequados para esfoliar a pele delicada dos lábios, por isso, jamais use os mesmos esfoliante que você passa no rosto ou no corpo. Esses esfoliantes especiais, específicos para a parte externa da mucosa bucal, não são muito comuns no Brasil, mas você pode encontrar em sites do exterior o da Smashbox, o da Philosophy e o da Benefit:
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de Melina
      Tive acne grau III durante a minha adolescência e fiz tratamento com o Roacutan. Durante esse período os meus lábio ficaram extremamente ressecados, descamavam e chegavam inclusive a sangrar. O meu dermatologista prescreveu o ceralip, da La Roche-Posay, (La Roche-Posay Ceralip Lipid Replenishing Lip Cream | Dry to Severely Dry skin) e os resultados foram muito bons, os sintomas praticamente desapareceram. Por mais que o preço não seja dos mais agradáveis, o produto é muito eficaz.
    1. Avatar de Camila
      Estou usando o ROACUTAM a 6 meses, e graças a Deus os unicos efeitos colaterais que eu estou tendo é o ressecamento dos lábios, meus olhos ardem um pouco e a mucosa do nariz também. Nos labios eu uso bepantol e um balsamo da Nívea verdinho, que tem agua na formula e mantem os labios úmidos por mais tempo evitando o ressecamento.
  • Facebook