Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • Como conseguir o Roacutan pelo SUS

    Lembre-se:

    Nós pagamos nossos impostos – e eles não são nada baratos! Infelizmente, temos a impressão de que o dinheiro toma um caminho sem volta.

    Receber a isotretinoina sem precisar pagar nada é um direito seu!
    Por isso, siga as orientações deste post e não deixe pensarem que você está fazendo algo errado.

    Como conseguir Roacutan pelo SUS






    OK. Muita gente sabe que a isotretinoína para tratamento da acne pode ser conseguida pelo SUS.

    “Só que é meio que uma lenda urbana. Que existe, existe, mas ninguém viu...”. Bem, não é exatamente assim.

    Muita gente consegue sim o remédio pelo SUS. Só que se você procurou na Internet ou em qualquer lugar, viu que há muitas dúvidas de como fazer isso e poucas respostas.

    Do começo

    Primeiro, vamos responder a algumas dúvidas muito comuns sobre o Roacutan pelo SUS.

    1º) Posso conseguir Roacutan no SUS consultando com médico particular?

    Sim. Se você tiver condições, é um atalho que vai diminuir o seu tempo de espera, evitando a demora de ter de consultar com um dermatologista do SUS. Dependendo do lugar onde você mora, a média da fila é de dois a três meses.

    Só que para conseguir o remédio a segunda coisa que você vai precisar é um Laudo Médico para medicamentos de Dispensação Excepcional (LME) – a primeira você fica sabendo daqui há pouco.

    Este laudo pode ser feito por médico particular ou do Sistema.

    Atenção: Nem todos os dermatologistas particulares têm posse deste laudo. E acredite em mim: alguns deles nem devem saber que isso existe. Então, pode ser que a consulta seja inútil.

    Dica: Procure um médico que já orientou algum paciente que conseguiu o medicamento.

    2º) Vai demorar?

    Talvez sim, talvez não. Eu sei que esta resposta é meio vaga, mas é exatamente assim que acontece.

    Algumas pessoas conseguem o remédio em menos de uma semana, outras só conseguem em alguns meses e outras não conseguem.

    3º) Por que essa demora pode acontecer?

    O recurso para a compra dos medicamentos é federal. Até aí tudo bem, segundo informações, a entrega do dinheiro é feita todo mês e ninguém fica sem remédio.

    O problema é que a compra e a entrega são feitas pela Secretaria Regional ou Estadual de saúde. E se quem trabalha lá colabora ou não depende de cada lugar.
    Mais dúvidas comuns que é bom esclarecer.

    4º) É certeza que eu vou conseguir Roacutan pelo SUS?

    Não. Como é um procedimento muito burocrático, eles só vão te dar o remédio se você atender a TODAS as exigências da bula. E a bula diz que somente quem tem acne fulminante/conglobata pode usar.

    Mas esse é um cuidado exagerado. Como dissemos no post anterior ele pode ser usado para tratar alguns casos mais graves de acne grau II, grau III, IV e V. Só que a bula só recomenda para os graus III (e nem todos), IV e V.

    Precaução não faz mal, mas a maioria das pessoas tem acne dos graus I, II e III. Nos casos II e III elas poderiam sim tomar o remédio, só que pode ser que digam que os efeitos colaterais não compensariam (Eles acham mesmo?!).

    Dica: Os médicos particulares costumam ser mais compreensivos quanto a isso (e mais sensatos). De todo modo, não culpe os médicos do SUS, eles são obrigados cumprir o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, que diz justamente que o Roacutan só serve para casos muito graves.

    5º) Eu posso pagar pelo remédio. Mesmo assim, posso receber o Roacutan de graça?

    Sim. E não se esqueça: o remédio NÃO é de graça. Nada é. O governo não está fazendo isso porque ele é bonzinho. Você pagou por este remédio junto com conta do supermercado, da luz, da água, do esgoto, do IPTU....

    6º) Eu vou ter de fazer exames?

    Sim. De qualquer forma é preciso fazer os exames, mesmo que você não queira nada do SUS.

    Dica: Isso pode ser mais um fator para atrasar o processo de requerimento. Se possível, faça em uma clínica particular.

    7º) Quem eu devo procurar?

    Você deve procurar a Secretaria Regional de Saúde. Se você mora em um lugar muito pequeno,procure a Secretaria Estadual de Saúde. É o primeiro passo para iniciar o procedimento.

    Link das Secretarias Estaduais (Todos os estados mais Distrito federal)
    Neste post vamos descrever passo-a-passo o procedimento para conseguir o Roacutan pelo Sistema Único de Saúde.

    1º) Cartão Nacional do SUS


    A primeira coisa de que você precisa é um Cartão Nacional de Saúde, se você ainda não tem um.

    Na verdade, o cadastramento deve ser feito pela prefeitura, mas você pode procurar a Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) mais próxima.
    Para fazer seu cartão, você deverá levar RG, CPF e um comprovante de endereço.

    2º) Laudo médico para medicamento de Dispensação Excepcional (LME)
    O LME é um documento assinado por médico particular ou não que atesta que você pode receber o medicamento.

    Como dissemos no post anterior, nem todos os médicos particulares têm acesso a este laudo, então, é preciso procurar umdermatologista que pelo menos saiba o que é LME ou marcar uma consulta pelo SUS (sabendo que esta última opção pode ser bem demorada...).

    Você deverá levar para médico que vai preencher o laudo o seu cartão do SUS e seus dados pessoais.

    Observação: Esta é a sua solicitação para conseguir o remédio. Ela é feita pelo seu médico, só que não é ele que aprova o documento! No laudo, o seu médico vai descrever o seu caso e anexar os exames, daí, um outro médico do SUS vai avaliar o caso e autorizar ou negar o recebimento do Roacutan.

    3º) Os exames

    Os exames que você deve fazer para poder tomar tanto o Roacutan como o similar e o genérico serão listados aqui. Isto é necessário porque o remédio causa muitos efeitos colaterais (para saber mais leia este post), tornando algumas pessoas inaptas a tomar o medicamento.

    Se você pretende conseguir Roacutan pelo SUS, estes exames são o terceiro passo para alcançar seu objetivo e deverão ser anexados pelo seu médico ao LME (Laudo médico para medicamento de Dispensação Excepcional).

    Na maioria das vezes, estes testes deverão ser refeitos a cada três meses do tratamento., mas pode ser que o médico peça que eles sejam feitos com mais frequência.

    - Enzimas hepáticas (AST, ALT)
    AST e ALT são substâncias encontradas no sangue. Se elas estiverem em quantidade normal, quer dizer que o fígado está funcionando corretamente. O exame é necessário porque Roacutan é contra-indicado para pacientes com insuficiência hepática.

    - Colesterol total e Triglicerídios
    O colesterol total inclui o HDL (bom colesterol) e o LDL (mau colesterol). A isotretinoína presente no Roacutan aumenta a taxa desses e de outros lipídios no sangue. Se você já tem níveis altos de colesterol e triglicerídeos, você não pode tomar Roacutan, sob o risco de desenvolver pancreatite, que pode ser fatal.

    - Glicemia
    O exame de glicemia é feito para descobrir se você tem diabetes. Se for o caso, você se torna um paciente de alto risco, ou seja, vai ter de fazer exames com mais frequência.

    - Hemograma
    Hemograma é o exame que faz a contagem de células vermelhas, brancas, plaquetas e outros elementos dos sangue. É necessário porque o remédio diminui o número dessas células durante o tratamento. Se você já tiver níveis muito baixos, não poderá usar o remédio.

    - Tempo de Protrombina (TP)
    Vai testar o tempo que o seu sangue leva para coagular. Se este tempo for muito grande, o uso de Roacutan pode ser perigoso, uma vez que ele pode causar hemorragias gastro-intestinais.

    - Inspeção oftalmológica
    Durante o tratamento os olhos podem ficar muito ressecados. Se houver alguma infecção ou enfermidade prévia, é aconselhado fazer o tratamento oftalmológico primeiro.

    - Teste de gravidez
    Se você for mulher, é preciso fazer este exame para provar que você não está grávida. Como dissemos em outros posts, Roacutan é um remédio que causa malformação grave do feto e que deve ser suspenso quando houver suspeita de gestação.

    4º) Pegue com seu médico

    Na consulta, pegue com seu médico a receita preenchida (com letra legível!) e assinada mais otermo de consentimento assinado pelo médico e você ou seus pais (se você for menor de idade).

    O que há no termo de consentimento?

    No termo de consentimento está escrito em duas páginas tudo o que nós já alertamos aqui. O seu médico vai mostrar o termo para você. Lá estará escrito sobre os sintomas com destaque para as alterações de humor, sobre não doar sangue, sobre os exames e outras coisas. (Para ler o documento na íntegra clique aqui).

    5º) Vá até a Secretaria Estadual ou Regional

    O que se deve fazer agora é pegar todos os documentos, preenchidos, impecáveis e legíveis e ir até a Secretaria.
    Esquematizando – o que levar:

    1 – Laudo Médico para medicamentos de Dispensação Excepcional (LME)
    2 – Cartão Nacional do SUS
    3 – Exames específicos de acordo com a doença
    4 – Receita médica devidamente preenchida e assinada pelo médico
    5 - Termo de Consentimento Informado preenchido assinado pelo médico e paciente ou seu cuidador

    FONTE: Portal do Ministério da Saúde

    Agora é só aguardar pelo deferimento da sua solicitação, que pode ser atendida ou não.

    6º) Você conseguiu!
    Parabéns! Deu trabalho, mas você alcançou o seu objetivo e vai poder fazer seu tratamento tranquilo e com um bom dinheiro a mais no bolso.

    Para retirar seu remédio, informe-se no mesmo estabelecimento onde você fez a solicitação.Talvez você precise ir até lá buscar o remédio mensalmente, mas também há a possibilidade de retirar o remédio em farmácias particulares e de ele ser entregue pelos Correios, vai depender de onde você mora.

    7º) Você não conseguiu!
    OK, você tentou, o que não quer dizer que você tem de desisitir.

    Faça uma avaliação do seu caso: sua solicitação não foi aprovada porque sua acne não era de grau III para cima, porque seus exames não foram muito bons ou por causa da incompetência da secretaria?

    Levando em conta que estas três causas são possíveis, converse com seu médico dermatologista e peça a opinião dele. Se ambos concordarem que foi por causa da terceira possibilidade, faça uma reclamação diretamente no site do Ministério da Saúde (link aqui) ou ligue para obter informações no disque saúde nacional: 0800 61 1997

    Importante: Roacutan é um medicamento MUITO FORTE não use as informações deste blog para se automedicar!
    ACESSE! COMENTE! RECOMENDE!




    Já conseguiu Roacutan pelo SUS? Conte sua experiência nos comentários. Faça seu Registro!



    Comentários 13 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado
      ola eu consegui assim com voce meendicou, mais o que eu quero mesmo é comprar acido retinoico a 5 % ou ate 8 % so que nao consigo com a dermatologista uma receita com essa quantidade por que é para peeling e so as clnicas podem comprar .
      eu ja fiz na clinica o peeling a 8 % e vi bem como é todo o procedimento que custa em media 60,00 reais, isso na clinica ,mais se eu comprar o retinoico puro nessa proporçao de 5 a 8 % eu vou fazer o mesmo em casa por um valor bem mais reduzido.
      eu so precisava de um site seguro pra eu comprar e mesmo assim que nao me peça receita, porque tem alguns que pedem.
      se voce puder me ajudar. desde de ja eu te agradeço ......
    1. Avatar de jaciene.araujo@mpt.gov.br
      roacutan é só para espinhas ou serve tambem para o que parece furúnculos, mas que na verdade é hidrosadenite?
    1. Avatar de Não Registrado
      porque nosso governo esta deixando faltar remedio de autos custo para nos, meu filho toma o roacutam e nao tem esta em falta no sus , olhe pelos os jovens por favor
    1. Avatar de Não Registrado
      o uso é exclusivo para clínicas e por médico... vc não pode usar em casa...


      Citação Postado Originalmente por Não Registrado Ver Post
      ola eu consegui assim com voce meendicou, mais o que eu quero mesmo é comprar acido retinoico a 5 % ou ate 8 % so que nao consigo com a dermatologista uma receita com essa quantidade por que é para peeling e so as clnicas podem comprar .
      eu ja fiz na clinica o peeling a 8 % e vi bem como é todo o procedimento que custa em media 60,00 reais, isso na clinica ,mais se eu comprar o retinoico puro nessa proporçao de 5 a 8 % eu vou fazer o mesmo em casa por um valor bem mais reduzido.
      eu so precisava de um site seguro pra eu comprar e mesmo assim que nao me peça receita, porque tem alguns que pedem.
      se voce puder me ajudar. desde de ja eu te agradeço ......
    1. Avatar de Keiffer
      Great atrcile, thank you again for writing.
    1. Avatar de Tike
      Glad I've finally found seomthnig I agree with!
    1. Avatar de Mitchell
      This has made my day. I wish all positgns were this good.
    1. Avatar de Dotty
      A minute saved is a minute eraend, and this saved hours!
    1. Avatar de Não Registrado
      uma burocracia infernal dessa desmotiva qualquer um. Como disseste é direito nosso receber no entanto os órgãos públicos esfregam em nossa cara que o medicamento é um favor que eles nos prestam. Humilhação sempre e descaso e falta de respeito.
    1. Avatar de sherrykak
      Hi, Come to http://boardfreeads.com/ and place ads for free.
    1. Avatar de Lan
      Boa tarde!Eu consegui o medicamento pelo SUS. Peguei a papelada em um dia, levei para o médico preencher juntamente com os exames e no outro dia levei novamente na farmácia de alto custo. A farmaceutica responsavel analisou e no mesmo dia eu ja estava com o medicamento. Achei bem tranquilo e eficiente. Já me entregaram as duas caixas que vou precisar esse mes e ja agendaram a proxima data para eu buscar o medicamento para o proximo mes. E daqui 3 meses terei que levar outro laudo para o medico preencher e refazer os exames.
    1. Avatar de Resinha
      Oi gente, blz?Eu consegui o Roacutan muito fácil pelo SUS, sou de cidade peq, oq eu fiz foi ir numa dermato, daí ela me fez os pedidos de exame e requeriu o medicamento após constatar que estava td ok. Eu consegui pq já fiz todos trat. possíveis, mas é td paliativo, vou fazer 30 anos, já deveria ter acabado.Lendo aqui, td oq ele disse, parace difícil, mas ñ é, tb me falaram isso, mas depois do dermato a próxima etapa é um assistente social para casos de " processo". O MS tem até uma página sobre o trat. Daí, com td certo, é só esperar e levar a sério o tratamento e exames.Tem 3 dias que comecei a tomar.Boa Sorte aí gente!!
    1. Avatar de Thiago Valentim Vitor
      Galera do Rio de Janeiro, acessem esse link!Ele dá o passo a passo de todo o processo para conseguir o remédio!Medicamentos | Medicamentos Especializados
  • Facebook