Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • Cicatrizes e marcas de acne, como tratar?



    Prevenir é mais fácil que remediar


    Ter acne é muito ruim, mas com a ajuda do tempo e de remédios, ela vai passar (há exceções). Pode demorar mais ou menos. As cicatrizes é que ficam.

    Para se livrar de uma cicatriz de acne você vai precisar de paciência, dinheiro e esperança. Nem sempre dá certo. Nós logo falaremos como remediar o mal já feito, mas, por enquanto, preste atenção nestas dicas.

    As cicatrizes podem ser de quatro tipos:
    a) Normatrófica
    b) Atrófica
    c) Hipertrófica
    d) Quelóide

    a) A cicatrize normatrófica é a cicatriz que todo mundo quer! É aquela cicatriz que é domesmo tom e de mesma textura que a pele saudável. Algumas pessoas têm a sorte de ter somente cicatrizes normatróficas.
    Isso depende da genética e dos cuidados para que os outros três tipos de cicatrizes não sejam formados.

    b) As cicatrizes atróficas são aquelas cicatrizes que causam depressões na pele. São bastante comuns e incomodam, porque dificilmente podem ser escondidas com maquiagem e somente alguns procedimentos para tratá-las apresentam tratamento satisfatório.
    Elas são causadas pelo processo de cicatrização mal-sucedido. São mais comuns nos casos de acne III para cima, então, se você está no grupo de risco,
    1º) procure logo, com seu dermatologista, um tratamento para a raiz do problema: a acne;
    2º) não fique passando a mão no rosto para não piorar a infecção
    3º) Não faça esfoliações muito constantes e evite produtos que causem sensibilização da pele, sob o risco de piorar a infecção.
    4º) Tome cuidado com o uso de antibióticos receitados pelo dermatologista. Se mal utilizados, eles podem levar a uma resistência bacteriana, o que causa mais cicatrizes e dificulta o tratamento. Siga a prescrição à risca.

    c) As cicatrizes hipertróficas são menos comuns do que as atróficas, mas também podem ocorrer. Praticamente, se limitam a casos de acne com inflamação muito grave.
    É possível reconhecê-las pela textura, que é diferente do resto da pele saudável. Para preveni-las, siga os mesmos cuidados usados para prevenir as cicatrizes atróficas.

    d) A quelóide é a mais temida das cicatrizes, pois ela pode alterar completamente a estética facial.
    Ela ocorre quando o corpo continua a produzir colágeno, dando origem a cicatrizes volumosas e disformes.
    É difícil prevenir as quelóides, pois elas são causadas por fatores genéticos. Mas para minimizar seu efeito:
    1º) Descubra o mais rápido possível se você tem propensão a formar quelóides procurando um dermatologista;
    2º) Se você tiver facilidade em formar quelóides, evite qualquer tipo de ferimento, cuide inclusive da acne corporal (que ocorre nos ombros, braços, tronco) com tratamento adequado;
    3º) Siga o tratamento indicado pelo seu médico, que pode incluir pomadas, injeções e faixas elásticas ou de silicone para evitar o crescimento da cicatriz.

    É importante lembrar que as cicatrizes atróficas, hipertróficas e quelóides podem apresentar pigmentação diferente da pele normal.

    Para evitar as manchas na pele, leia com atenção:

    1º) Se você tem tendência a ter hiperpigmentação ou hipopigmentação (manchas), não faça extrações caseiras como nós advertimos. Deixe a espinha/cravo/cisto onde ela/ele está e só use algum produto secativo ou cicatrizante para que desapareça mais rapidamente;
    2º) use protetor solar FPS 30 ou mais para que o sol não piore a mancha;
    3º) não tente usar técnicas caseiras para remover a mancha;
    4º) Se as imperfeições forem incômodas, procure um dermatologista para usar algum produto clareador ou dar início a um tratamento.

    Uma última dica: tenha uma alimentação saudável. Não siga dietas que priorizam um ou outro alimento. Coma de tudo e evite o excesso de frituras, conservantes, corantes e outros alimentos que não trazem benefício a sua saúde. A disponibilidade de nutrientes é um dos fatores essenciais a uma boa cicatrização.

    Prevenir as cicatrizes de acne é muito mais conveniente do que tratá-las.

    Está certo que algumas pessoas tem propensão a formar cicatrizes mais aparentes, mas o tratamento apresentará resultados muito melhores se houve prevenção. Mas caso você não tenha se cuidado o suficiente, é hora de deixar os arrependimentos para trás e começar a pensar o que fazer.

    Aqui nós vamos separar os tratamentos por tipos de cicatrizes. Para entender qual tipo você tem, leia o post anterior. É só clicar no link que está no começo desta matéria.

    Nós vamos listar quase todos os procedimentos disponíveis usados pelos médicos para melhorar o aspecto das cicatrizes. Alguns quase não são utilizados, mas dependendo do caso, podem ser a opção mais viável.

    O preço de cada tratamento varia de acordo com a região, o médico e o público alvo da clínica em que o procedimento vai ser feito.

    Também é imprescindível saber que algumas dessas técnicas só podem ser realizadas em ambientes ambulatoriais ou hospitalares por cirurgiões dermatologistas. Portanto, procure um profissional com experiência comprovada, discutindo com ele suas expectativas para que o resultado final não seja frustrante.

    Importante: A maioria dos tratamentos não pode ser feita com acne ativa, ou seja, é preciso tratar a acne completamente antes de qualquer coisa.





    Agora nós vamos falar sobre cicatrizes atróficas. A maioria é mais ou menos assim.

    Elas podem ser mais ou menos profundas, podem ter bordas delimitadas ou serem irregulares. Isso vai interferir na escolha do tratamento e no resultado final.

    Leia atentamente e procure um dermatologista para decidir qual o tratamento é mais indicado para o seu caso. Ele vai ficar surpreso em ver que você entende do assunto tanto quanto ele!

    a) Preenchimento
    Se as suas cicatrizes desaparecem quando você estica a pele, o preenchimento pode ser uma boa opção. É utilizada uma anestesia local para injetar certas substâncias que vão dar mais volume ao local para que a cicatriz fique no mesmo nível do que o resto da pele. É uma técnica para tratar uma pequena área do rosto, mas pode ser repetida em outras partes. Recomenda-se usar um preenchedor (a substância que vai ser posta na sua pele) que não seja permanente, caso o resultado não agrade. Uma boa opção é o ácido hiaulurônico, que dura mais ou menos 18 meses.

    b) Subcisão
    Se a cicatriz não desaparece quando é esticada, quer dizer que existem estruturas chamadas septos fibrosos que puxam a pele para baixo. Na subcisão, o médico usa uma agulha cortante para romper essas fibras. No local vai se formar um hematoma (que leva cerca de três semanas para sumir) e a cicatriz irá se elevar. Porém, pode ser necessária mais de uma sessão para alcançar o resultado desejado.

    c) Peeling químico
    São recomendados para tratar áreas mais extensas, assim como a dermabrasão e os lasers. A proposta é destruir uma camada de células para que surjam outras. Não é o método mais efetivo para tratar cicatriz atróficas, pois só vai melhorar a sua coloração, alterando discretamente o seu desnível com a pele normal. Nesse caso, recomenda-se o uso de peelings médios ou profundos. Esses peelings são aplicados com a anestesia e exigem que você se afaste das suas atividades diárias. Você pode optar fazer uma série de peelings leves, mas o resultado será mais demorado e o tempo necessário será muito maior.

    c) Dermabrasão

    d) Laser
    Tem um efeito parecido com o da dermabrasão, porém é mais seguro, pois a sua intensidade é controlada eletronicamente. Na dermabrasão, o médico pode errar a mão = desastre. Com o laser não se corre esse risco. Também é preciso se afastar do dia-a-dia pelo mesmo período.
    Obs: Existem vários tipos de lasers como de rubi, o quantum, de CO2 dentro os quais é preciso escolher.

    e) Laser fracionado
    É um laser que queima pequenos pontos na pele, ao invés da pele inteira como o laser tradicional, estimulando a produção de colágeno da mesma forma que o laser convencional, mas de forma mais branda. Por ser mais leve, podem ser necessárias mais de uma sessão. Alguns dermatologistas dizem que você poderá voltar a trabalhar, estudar, etc. no mesmo dia, mas na grande maioria dos casos o desconforto é grande e é preciso esperar de um a dois dias. Em uma semana a pele já está normalizada.
    Obs: Os lasers fracionados mais comuns são o fraxel e o pixel.

    f) Laser não ablativo
    Lasers não ablativos são lasers que atingem somente a derme, e não a epiderme, ao contrário do laser convencional e do laser fracionado. Por isso, a aparência superficial da pele quase não é afetada, surgindo apenas uma leve vermelhidão, sem queimaduras nem descamações. Porém,são necessárias mais sessões para alcançar resultados visíveis. As sessões são feitas com intervalos de quatro semanas, no mínimo e não afastam você das suas atividades diárias.
    g) Micro-enxertosSão retiradas amostras de pele do próprio paciente, que são colocadas no lugar da imperfeição a ser corrigida. É bom lembrar que pode acontecer de você trocar uma cicatriz por outra, o que não é necessariamente ruim, pois uma depressão muito aparente pode dar lugar a alguns pontos de sutura (a costura da pele cortada). Mas dependendo do paciente e da habilidade do médico, pode ser que a cicatriz formada não seja evidente.

    h) Exérese e sutura
    Nesse procedimento, a cicatriz é retirada com um bisturi ou com um aparelho chamado “puncher” como mostrado na figura ao lado. A pele é suturada ou unida com a ajuda de adesivos. A cicatriz resultante é bem mais leve e pode ser retirada posteriormente com a ajuda de outros métodos como laser e micro-dermabrasão. É um dos tratamento mais indicados paracicatrizes pequenas mas profundas.

    Importante: Alguns desses métodos não são recomendados para pessoas morenas/negras ou que possam sofrer de hiperpigentação (aparecimento de manchas).

    ]No próximo post: como tratar cicatrizes hipertróficas[
    Até mais!

    Não se esqueça de postar um comentário com a sua dúvida!

    Pode diminuir consideravelmente a profundidade das cicatrizes. O cirurgião dermatologista aplica a anestesia e usa uma lixa especial para retirar a pele superficial. A anestesia será local ou local com sedação, dependendo da profundidade da abrasão. Não é permitido tomar sol por pelo menos 6 meses e só deve ser feita após o tratamento com Roacutan ou outros retinóides após um certo tempo. Também é preciso se afastar do trabalho e de qualquer outra atividade por pelo menos um mês.

    COMO TRATAR CICATRIZES DE ACNE (Parte III)

    Para dizer a verdade, cicatrizes hipertróficas são mais comuns no corpo do que no rosto. Além disso, geralmente são originadas por cirurgia ou acidentes. Entretanto, em casos de acne mais grave e tendência genética, é possível a formação de cicatrizes hipertróficas no rosto devido à acne. Elas são mais ou menos assim:




    Elas ocorrem quando a cicatriz produz muito colágeno, tornando-se elevada e disforme. Pode ocorrer de elas regredirem, portanto, é necessário esperar um determinado tempo para verificar se as cicatrizes são mesmo permanentes e qual será o seu aspecto definitivo.

    Também é preciso avaliar se vale a pena a cicatriz ser retirada. Se você tem propensão a formar cicatrizes hipertróficas, por que isso não aconteceria de novo?

    Portanto, você só deve se submeter a esses procedimentos se o seu dermatologista concluir que você tem chances de melhora. Algumas das técnicas que nós vamos listar aqui já foram citados anteriormente, então, se você quiser mais detalhes sobre cada uma, por favor, leia o último post do blog.

    Antes de decidir qual método escolher, leia esta lista com os mais utilizado e cruze os dedos torcendo por uma cicatriz normatrófica (clique aqui para entender)!

    a) Dermabrasão
    É o mesmo procedimento citado no último post sobre cicatrizes atróficas. É utilizado porque se pode tratar localizadamente a área da cicatriz.

    b) Micro-enxertos
    Se as cicatrizes forem largas e grossas, é recomendado usar a técnica de micro-enxertos.

    c) Criocirurgia
    E utilizado nitrogênio líquido para destruir o tecido excessivo da cicatriz e nivelá-la com o resto da pele. É indicada para quem têm várias lesões, porque é bem prática e rápida. É um dos tratamentos mais acessíveis financeiramente. Após a aplicação a pessoa pode sofrer dor, sensação de queimação, descamações da pele e formação de bolhas na pele. Outros sintomas são mais raros. A criocirurgia também altera a coloração da cicatriz.
    d) Éxerese e sutura simples
    Também foi listado no post sobre cicatrizes atróficas. O procedimento é o mesmo: a cicatriz será retirada cirurgicamente. Entretnto, geralmente não se pode usar a técnica do “punch” que retira um tecido circular da pele porque as cicatrizes atróficas tendem a ser largas. Pode usar a zetaplastia:

    e) Zetaplastia
    É muito utilizada para amenizar as cicatrizes que ficam em área de dobras da pele marcadas por rugas ou por movimentos musculares, como o ato de sorrir. Para explicar como ela funciona, eu fiz um esqueminha.




    As incisões são os cortes feitos com a ajuda do bisturi e formam um Z, por isso, zetaplastia. As suturas são as junções da pele por meio de pontos. Vale lembrar que as suturas podem ser substituídas por colas especiais, grampos ou adesivos. O seu médico usará aquele mais adequado e que deixará uma cicatriz menos visível.


    Bem, espero que esse post tenha lhe ajudado a decidir. Então, em qual desses métodos você pretende arriscar?


    6 comentários antigos:
    Lucy disse...

    Boa noite.
    Antes de mais, queria agradecer pelo post tão informativo.
    Mas tenho uma dúvida acerca do tratamento "Punch" e também relativamente ao laser Smartxide Dot.
    As minhas cicatrizes são atróficas, porém, superficiais. Quando eu estico minha pele elas não somem. Parecem até pequenas "fendas" fininhas. No meu caso seria indicado fazer Punch?
    E quanto ao laser fracionado Smartxide Dot, você sabe se os resultados com esse laser pra esse tipo de cicatriz são bons?
    Obrigada.
    5 de abril de 2010 18:46

    Editor do Versus Acne disse...
    Oi Lucy!
    Obrigado pelo elogio.
    Bem, o punch é uma técnica na qual é extraída a cicatriz com a ajuda que um instrumento que faz um único corte circular. Por isso, é mais usado para cicatrizes pequenas e com bordas delimitadas, que me parece não ser o seu caso.
    Mas todos os métodos podem ser uma opção, somente um dermatologista pode decidir por meio de uma consulta.
    O smartxide dot é um laser de co2 que entra na categoria sub-ablativo, ou seja, retira uma camada considerável da pele e provavelmente vai afastá-la das suas atividades.
    Dá bons resultados para cicatrizes atróficas, mas, de novo, é preciso consultar com o dermatologista para verificar se esse é o melhor procimento para você.
    Boa sorte!
    9 de abril de 2010 12:46


    Géllys Luckas disse...
    Possuo uma cicatriz decorrente de um caso de calázio na pálpebra superior, eu gostaria muito elimina-la ou pelo menos tratar o seu aspecto...
    Esses laser's funcionam na pele da pálpebra?Pode ser feito um tratamento ablativo?
    20 de setembro de 2010 06:06


    Anônimo disse...
    Oi. eu tenho bastante cicatrises na buxexa..
    eu nao aquento ve elas .. me irritam, fico meio sem autoconfiança com elas.
    QUando estico a pele elas praticamente somem..
    Sera que e possivel remover todas. e ter uma pele normal ?
    Obrigado ..
    10 de outubro de 2010 22:49


    Anônimo disse...
    Amei todo o conteudo, pois estou começando um tratamento para manchas do rosto por marcas de acne. E quero ficar sabendo de tudo o que eu puder sobre o tratamento.
    Estou usando EPIDUO que derm. passou.
    Obigada!
    10 de maio de 2011 18:04


    Anônimo disse...
    Oi tenho uma cicatriz no nariz por corte de operação médica, ela é uma cicatriz Atrófica, ela é um pouco desnivelada ao meu nariz por causa de um procedimento qu a médica chamou de raspagem, que tratamento é mais indicado para este meu caso?
    Obrigado . . .
    18 de junho de 2011 19:42
    Comentários 18 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado
      Tenho cicatrizes provenientes de muita acne, essas cicatrizes encomodam muito, nem maquiagem esconde elas, já fiz várias sessões de pilling e agora estou fazendo um tratamento com Laser Fracionado, já na segunda sessão não vejo muita melhora, mas continuarei, pois segundo o médico a pele vai passando por um processo de renovação dos colágenos, onde a pele vai melhorando aos poucos, realmente, eu não imaginava que remoção de cicatrizes era tão complicado e difícil de retirar, por isso deixo aqui meu conselho, cuidem das espinhas desde o início, para não ter que sofrer tanto com dores e dinheiro depois...rs. Mas como toda pessoa que tem cicatrizes, e só a gente que sabe a pertubação que sentimos com isso, lutarei contra elas até eu ver um bom resultado. Boa sorte pra vcs!!!
    1. Avatar de Daniel
      Citação Postado Originalmente por Não Registrado Ver Post
      Tenho cicatrizes provenientes de muita acne, essas cicatrizes encomodam muito, nem maquiagem esconde elas, já fiz várias sessões de pilling e agora estou fazendo um tratamento com Laser Fracionado
      Tudo bem?
      Realmente o tratamento das marcas da acne é demorado, um teste de paciência. Seria bacana saber como está indo seu tratamento. Que tal você publicar as fotos da evolução do seu tratamento no Fórum? Ajudaria bastante as outras pessoas que estão na mesma situação que você.

      Tudo de bom!
    1. Avatar de Não Registrado
      Olá!


      tenho duas marcas de espinhas na testa! e a marca ta bem rosado.gostaria de saber se tomar sol ajuda a melhorar a cor,ou seja,ficar com a msm cor da minha pele natural?

      Por favor,me ajudem!!
    1. Avatar de Não Registrado
      Tenho 22 anos e trago comigo cicatrizes deixada pelas espinhas, minha pele é cheia de furinhos que incomodam muito. Estou esperando acabar o verão para fazer o tratamento com o aparelho star lux. Gostaria de saber mais informações sobre a eficiência desde, já que não conheço ninguém q tenha feito esse tratamento, vocês poderiam me ajudar?
    1. Avatar de Leaidan
      Son of a gun, this is so helfpul!
    1. Avatar de Shirley
      You are so awesome for helinpg me solve this mystery.
    1. Avatar de Ellen
      I am totally wowed and perpaerd to take the next step now.
    1. Avatar de Kristy
      Thanks alot - your answer solved all my problems after several days sturgnglig
    1. Avatar de Nash
      Ppl like you get all the brians. I just get to say thanks for he answer.
    1. Avatar de Miracle
      Great insight! That's the answer we've been loikong for.
    1. Avatar de Hawk
      Wow, your post makes mine look felbee. More power to you!
    1. Avatar de Wanita
      You have shed a ray of snshunie into the forum. Thanks!
    1. Avatar de Janine
      I appreciate you taking to time to contribute That's very hlpeufl.
    1. Avatar de Vicky
      Great thniknig! That really breaks the mold!
    1. Avatar de Não Registrado
      o roacotan,melhora a cicatriz de acne?
      Por favor,responda!!!
    1. Avatar de fee
      eu sofri um acidente a quase dois anos e fiz um incherto no ante braço e fiquei com uma cicatriz e no no meu seio tambem e horrivel cossa muito e ate queima isso tem cura tem como voltar ao normal o mais ou menos
    1. Avatar de Não Registrado
      encontrei um site muito bom de <a href="http://www.tratamentodeacne.net">tratamento de acne</a> com boas dicas para <a href="http://www.tratamentodeacne.net">remover acne</a> atravez de <a href="http://www.tratamentodeacne.net">tratamentos naturais</a> para evitar as <a href="http://www.tratamentodeacne.net">cicatrizes</a> resultou comigo, aconselho.
    1. Avatar de Raphael
      Quem estiver interessado, entre em contato:Peeling Tca Peel 30% 5ml + Neutralizador - R$ 75,00 en MercadoLibre
  • Facebook