Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • O melhor sabonete para acne

    Se você tem pele sensível (propensa a cravos e espinhas) e oleosa, sabe como
    é difícil escolher um sabonete.

    A primeira coisa que você deve
    saber é que esta escolha é fundamental para resolver o seu problema. Um bom
    sabonete pode ajudar a controlar a proliferação de bactérias, ajudar a
    desobstruir os poros e manter a pele sem brilho por mais
    tempo.


    Absorveu a ideia da importância de escolher um bom sabonete?
    Aqui segue a primeira dica. É bem simples, mas é indispensável na hora da compra.

    1º) É preciso que ele tenha sido desenvolvido especificamente para o seu problema.

    Há ótimos sabonetes no mercado, mas você não pode escolher um só porque foi o seu amigo que recomendou. Por exemplo, se alguém com pele oleosa usar um sabonete para peles maduras, pode acontecer de você perder todo o seu dinheiro e pior, aumentar o número de cravos e espinhas.

    Dica: Leia o rótulo atentamente. Procure o termo “não comedogênico”.

    Na hora de escolher um sabonete, é muito importante que você leia a composição do produto. Se você tiver alergia a algum componente, isto é indispensável!

    2º) Prefira sabonetes que contenham princípios ativos que mantenham sua pele limpa, controlando a produção de sebo e as inflamações que causam as manchas vermelhas da pele.

    Dica: Aqui segue a lista de algumas substâncias que devem estar presentes na fórmula e suas respectivas funções.
    Obs: Provavelmente você não vai encontrar todos em um só produto, então, avalie suas necessidades.

    - Ácido salicílico ou Beta-Hidroxiácido
    Esfoliante, anti-microbiano, antiinflamatório, queratolítico.

    - Ácido azeláico
    Bactericida, antiiflamatório, reduz a pigmetnação, anticomedogênico.
    Obs: É bastante eficiente, mas não é encontrado no Brasil em cosméticos (saiba o porque clicando aqui). Pode ser encontrado em medicamentos receitados por dermatologistas ou em produtos importados dos EUA e da Europa (que não precisam de receita).

    - Ácido glicólico
    Leve esfoliação, trata das cicatrizes da acne.

    - Aloe Vera
    Antiiflamatório, cicatrizante.

    -Enxofre
    Reduz a oleosidade, bactericida, ação queratolítica.
    - Zinco
    Cicatrizante, reduz a oleosidade.

    Esta é uma dúvida bastante comum:

    3º) Sabonete líquido ou em barra?

    Você já deve ter observado que há algumas marcas que fazem dois modelos de um mesmo sabonete, um na forma sólida, de barra, e outra, líquida.

    Uma pergunta muito comum é: “Os sabonetes de barra são menos eficientes?”
    A princípio, não, pois eles contém os mesmos princípios ativos e na mesma quantidade.

    Mas então, Por que eles são mais baratos?”.

    O preço se deve ao fato de que as matérias primas são mais baratas e, industrialmente, é mais caro fazer um sabonete líquido. Além disso, osabonete em barra geralmente dura bem menos e se degrada mais rápido. Ou seja, se você deixa o seu sabonete dermatológico no box do banheiro, tomando sol e umidade, ele vira um sabonete comum, sem contar que o sabonete em barra cria fissuras com o tempo que podem acumular bactérias.

    Dica: Preste atenção se os princípios ativos são realmente idênticos, pois o processo de fabricação do sabonete líquido permite agregar um número maior destas substâncias. Se for o caso, opte pelo que tiver melhor custo/benefício(mas você vai depender do que diz a embalagem). Se comprar o sabonete em barra,compre também uma saboneteira para protegê-lo da luz e mantê-lo sempre seco. E não guarde no banheiro.

    Informação importante:

    4º) Anti-sépticos podem ser uma boa opção

    Para quem tem espinhas, um sabonete bactericida é uma mão na roda, porque impede que as inflamações progridam e impede o surgimento de novas. Também evita a vermelhidão causada pelas resposta do organismo à infecção.

    Dica: Seu uso contínuo pode favorecer a cultura de bactérias mais resistentesPortanto, não use estas substâncias se não estiver em um sabonete de uso contínuo, pois, neste caso, o fabricante realizou testes que atestam sua segurança e eficácia no combate a acne. Mesmo assim, em caso de piora, interrompa o uso.

    Mesmo com todas as dicas dos posts anteriores, pode ser que você não encontre um sabonete ideal para a sua pele.

    5º) E se eu não encontrar?

    Sem dúvida, há centenas de produtos disponíveis nas farmácias. Mas se você não mora em uma cidade média ou grande, pode ser difícil encontrar a maioria deles.

    Escolher um sabonete já é difícil, porque a sua pele é única e os fabricantes fazem produtos para atender o maior número possível de pessoas. Para eles, você é uma pessoa que tem acne, e não uma pessoa que tem acne e também pele com sardas, alergia, etc.

    Então se a sua gama de opção é pequena, é uma tarefa quase impossível.

    Neste caso, você pode recorrer aos Manipulados.

    É uma boa opção, mas a receita precisa ser dada por um dermatologista.

    Importante: É preciso uma longa conversa com seu médico, relatando os seus problemas e as suas expectativas com o tratamento.

    Pode acontecer de o dermatologista receitar um sabonete que não combine com a sua pele. É muito comum que os sabonetes receitados sejam muito agressivos, e o paciente, vendo sua pele descamando excessivamente, interrompa o tratamento. Também pode acontecer de o sabonete ser muito delicado. Neste caso, não há resultados, e o paciente também se sente desmotivado.

    Com os manipulados, a chance de isso acontecer é bem menor, mas ela existe, principalmente se não houver este diálogo com o dermatologista.

    Um dos pontos negativos é que um manipulado pode custar bem mais caro que o sabonete prêt-à-porter, digamos, que você escolhe na loja. Isso porque ele vai depender de uma consulta médica, que não é assim tão barata, e dos serviços de uma farmácia de manipulação.

    Dica: Se você decidiu comprar um manipulado, além de ter esta conversa com seu dermatologista, peça para ele recomendar uma farmácia e também pesquise preços.Guarde a receita para não precisar de uma nova consulta quando o produto acabar.

    ACESSE! RECOMENDE! COMENTE!
    Comentários 6 Comentários
    1. Avatar de Lucivania
      Gostei muito das dicas muito obrigada.
    1. Avatar de Não RegiEliane Oliveira.
      Eu uso SOAPEX 1% do azul, é otimo.
    1. Avatar de Não Rejane silva
      gostei das dicas ,bom eu uso protex limpesa profunda e acho otimo.
    1. Avatar de Melina
      Gostaria de saber algumas sugestões de marcas. Obrigada!
    1. Avatar de Camila
      Norma Derm Anti-inperfeições Com Acido Salicilico e Acido Glicolico.
      A pele fica sequinha. é otimo. Eu uso o sabonete em barra e pago geralmente R$ 22,00.
      Mas existe o mesmo em forma liquida, que custa aproximadamente R$ 43,00.

      eu faço uso do Roacutam a 6 meses já, e minha pele devido a eficacia do medicamento já não é tão oleosa. Mas mesmo assim, continuo usando produtos especificos.
      O Norma Derm tem também um gel retratador anti brilho, que também é otimo. É um sabonete que realmente vale a pena investir.
    1. Avatar de Trintão
      Não recomendo sabonetes em barra para quem tem acne inflamatória. Esse tipo de sabonete deve ser usado no corpo ou em pessoas com predominância de cravos (comedões). Se você possui pápulas, pústulas (espinhas), deve usar um sabonete líquido, gel de limpeza ou mousse ou espuma de limpeza no rosto. O sabonete em barra tende a deixar a pele com um aspecto melhor, mais sequinho e com maior sensação de limpeza, mas a acne parece agravar com seu uso, por mais ilógico que pareça. Pelo menos é assim comigo. Já dei inúmeras chances, já voltei a usar o sabonete em barra várias vezes por causa dos novos produtos que são lançados no mercado, mas a última experiência que tive com ele foi a gota d'agua. Prefiro usar até sabonete líquido de bebê do que um sabonete em barra qualquer.
  • Facebook