Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • Tetraciclina

    Tetraciclina é o antibiótico mais amplamente prescritos para acne. A dose inicial habitual é de 500 mg duas vezes ao dia continuou até uma diminuição significativa nas lesões da acne seja percebida.




    A dose pode então ser reduzida para 250 mg duas vezes ao dia, ou descontinuado. A principal desvantagem para este antibiótico é que deve ser tomado com o estômago vazio para ser o mais eficaz. Para um adolescente (que come com muita freqüência e sem horários regrados), isto pode ser difícil.

    Efeitos colaterais

    Efeitos colaterais das tetraciclinas nem sempre são comuns, mas destaca-se a fototoxicidade. Ela aumenta o risco de queimaduras solares sob exposição à luz do sol ou de outras fontes. Isto pode ser de particular importância para aqueles que pretendem fazer férias no longo prazo.

    A tetraciclina pode causar perturbações no estômago ou intestino, e, em raras ocasiões, reações alérgicas. Muito raramente, dor de cabeça severa e problemas de visão podem ser sinais de hipertensão intracraniana secundária, também conhecido como pseudotumor cerebral, que apesar de não ser uma condição grave (ou irreversível) exige a visita ao médico para modificação da dosagem ou até mesmo suspensão do medicamento.

    Mancha nos dentes

    Tetraciclinas são teratógenos devido à probabilidade de causar descoloração dos dentes no feto enquanto elas se desenvolvem. Por esta mesma razão, as tetraciclinas são contra-indicados para uso em crianças menores de 8 anos de idade. Eles são, no entanto, seguro para uso nas primeiras 18 semanas de gravidez.

    Uso de tetraciclina deve ser evitado em mulheres grávidas ou lactantes e em crianças com dentes em desenvolvimento, porque eles podem resultar em coloração permanente (amarelo escuro, cinza-escuro, dentes com uma faixa horizontal que atravessa as linhas superior e inferior de dentes), e possivelmente afetar o crescimento de dentes e ossos.

    Em adultos as manchas causadas pela tetraciclina são raras e geramente ocorrem após tratamentos muito extensos, com mais de 6 meses de duração.

    Tetraciclina para acne funciona?

    Como todo tratamento da acne com antibiótico, a resposta é incerta. Geralmente o tratamento com a tetraciclina precisa ser combinado com outros tratamentos tópicos para uma ação mais efetiva, dificilmente o tratamento isolado com tetracilina surte efeito positivo. Muitas pessoas tem boas respostas nos três primeiros meses de tratamento, porém quando isso não acontece não é recomendado insistir.


    E você, está tomando tetraciclina? Como está o seu tratamento? Conte para nós abaixo.
    Caso tenha dúvidas também pode nos enviar!
    Comentários 9 Comentários
    1. Avatar de Tamiris Faustino
      Eu tenho acne grau 2 e estou pensando em tomar tetraciclina por conta propria, pois estou muito desesperada, fico com vergonha até de sair de casa. Eu ja usei o sabonete asepxia e uma pomada em gel com peróxido de benzoíla, e durante o tratamento minha acne melhora depois piora de novo. O que eu faço?
    1. Avatar de suka
      Tamiris Faustino não use de maneira nenhuma sem prescrição medica pois vc pode depois até ficar mais frustrada!
      procura um medico e faça os tratamentos continuos e ter paciencia não é de imediato a solução!
      espero ter ajudado!
    1. Avatar de marcia
      Tenho acne grau II, ja fiz varios tratamentos inclusive com a tetraciclina e não tive resultado nenhum, ja usei quase todas pomadas que estão na categoria o unico que eu não consegui a receita é o ROACUTAN, ja pedi pra varios medicos me receitar e não consegui, o pior é que eles sempre me receitam os mesmos que não dão resultado nenhum, INFELIZMENTE NÃO ENCONTRO OUTRA SOLUÇÃO MESMO SABENDO DOS RISCOS VOU COMPRAR SEM RECEITA, pois já gastei muito dinheiro e de alguns anos pra cá a acne só vem aumentando, tenho 28 anos e acne desde 12 anos moro em Campinas se alguem conhecer um bom médico por favor indiquem!!!
    1. Avatar de leonardo
      eu tenho acne grau III, tomo roacutan a 5 messes so que ainda meus rosto tem duas espinhas e esta muito vermelho,queria saber se existe algum antibiótico eu possa fala para o meu dermatologista para usar junto ao roacutan?
    1. Avatar de MariSouza
      Comecei o tratamento com Tetraciclina ontem, minha médica disse que só posso tomar o medicamento duas horas após as refeições. Só que eu esqueci de perguntar se existe um tempo para que eu me alimente após ingerir o medicamento. Enfim, preciso esperar algum tempo para poder me alimentar após o uso da Tetraciclina?
    1. Avatar de Ligia
      Oi, bom dia. Eu faço tratamento contra acne a uns 3 anos e só depois de 2 anos de tratamento comecei a usar a Tetraciclina de 500mg 1X ao dia, duante 4 meses, mas combinado com um creme (ácido sem antibiótico) que se n tomar cuidado ficamos meio dependentes. Rs!È importante que ninguém fique mexendo nas espinhas resolve mesmo. Eu tinha vergonha de sair na rua eu me sentia muito feia. E agora a minha pele parece de boneca... de verdade! Ainda uso o ácido, mas não deveria estou tentando parar.Evite usar o cabelo solto de forma que pegue no rosto, porque o creme de cabelo prejudica o tratamento por causa da oleosidade.O uso do protetor solar é muito importante e um bom sabonete pra lavar o rosto que só vc use. Eu uso o da Neutrogena é ótimo. Td dá certo quando vc tem paciência.. pensei que o Raocutan seria a única solução.. troquei de dermato duas vezes porque ela s n queriam me passar, mas percebi que as minha alimentação tbm contribui para a minha melhora ou piora. Então agora eu lavo o rosto todos os dias com este sabonete, quando acordo e quando vou dormir, passo o protetor pela manhã fator 60, me alimento de forma regrada, e agora vou ao ginecologista para ajudar com os hormônios. Não se desespere! Tem jeito sim.Um beijo e boa sorte a todos (as).
    1. Avatar de rafaelbgouveia
      Oi, sou novo no Fórum. Encontrei este artigo falando sobre a Tetraciclina e encontrei algo que me chamou um pouco a atenção, que é o fato de se ter que tomar a Tetraciclina com o estômago vazio. A dermatologista que me acompanha no tratamento contra acne me orientou totalmente o contrário. Ela disse para sempre tomar o medicamento com o estômago cheio. Bom, comecei a toma-lo em 18 de junho de 2012 diariamente a cada 12 horas (500 mg) durante 12 semanas e a partir da 13ª até hoje estou tomando a mesma dosagem a cada 24 horas. Acredito que essa orientação sobre tomar o medicamento com o estômago vazio não tenha muito fundamento. Apenas como confirmação, consultei uma clínica geral e falei sobre isso e ela me deu total garantia de que não existe problema em tomar o medicamento com o estômago cheio. Aliás, teria problema se eu tomasse de estômago vazio, o que incluiria problemas gastrointestinais. Além de tudo isso, não existe reconhecidamente nenhuma interação medicamentosa alarmante da Tetraciclina.
    1. Avatar de camile
      Ligia...qual é o nome do acido que você usa???

      Citação Postado Originalmente por Ligia Ver Post
      Oi, bom dia. Eu faço tratamento contra acne a uns 3 anos e só depois de 2 anos de tratamento comecei a usar a Tetraciclina de 500mg 1X ao dia, duante 4 meses, mas combinado com um creme (ácido sem antibiótico) que se n tomar cuidado ficamos meio dependentes. Rs!È importante que ninguém fique mexendo nas espinhas resolve mesmo. Eu tinha vergonha de sair na rua eu me sentia muito feia. E agora a minha pele parece de boneca... de verdade! Ainda uso o ácido, mas não deveria estou tentando parar.Evite usar o cabelo solto de forma que pegue no rosto, porque o creme de cabelo prejudica o tratamento por causa da oleosidade.O uso do protetor solar é muito importante e um bom sabonete pra lavar o rosto que só vc use. Eu uso o da Neutrogena é ótimo. Td dá certo quando vc tem paciência.. pensei que o Raocutan seria a única solução.. troquei de dermato duas vezes porque ela s n queriam me passar, mas percebi que as minha alimentação tbm contribui para a minha melhora ou piora. Então agora eu lavo o rosto todos os dias com este sabonete, quando acordo e quando vou dormir, passo o protetor pela manhã fator 60, me alimento de forma regrada, e agora vou ao ginecologista para ajudar com os hormônios. Não se desespere! Tem jeito sim.Um beijo e boa sorte a todos (as).
    1. Avatar de laj13
      Pessoal, eu tive acne de grau II e manchas terríveis por toda a adolescencia, dos 13 anos até os 18 (atualmente). Foi quando decidi parar de usar produtos para acne leves, dessas marcas de perfumaria, de revista teen e resolvi me consultar com a Dermatologista. Passei com ela em Junho e ela me receitou Tetraciclina e o sabonete ''theracne'' da Theraskin. Tomei por 2 vezes ao dia por um mês e já tive GRANDES melhoras, ficaram algumas manchas e então passei a tomar 1 por dia + Vitacid Plus para agir nas manchas.... foi assim por 3 meses e meio e posso dizer a vocês que não tive mais nenhuma acne/mancha sequer!Limpou mesmo, não tive 1 espinha durantes os 2 ultimos meses e com relação as manchas, a região do maxilar que é onde marca mais que foi difícil de sair, e ainda estou usando só a pomada...E isso por que eu acreditava que não tinha solução, só com Roacutan.... que nada, Tetraciclina é bom sim!
  • Facebook