Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • Suplementos causam espinhas?

    Você provavelmente já ouviu dizer que exercício físico faz bem para a saúde. E será que faz para a sua pele? Na maioria dos casos, sim.

    Quando há melhora no sistema circulatório, a probabilidade de ocorrer infecções diminui. Em outras palavras, você evita que se formem aquelas espinhas no seu rosto. Além disso, o esporte diminui o stress, que é um grande vilão, responsável pela acne e por outros problemas da pele, como envelhecimento precoce e alergias.

    Porém, há alguns casos em que os esportes podem piorar o caso! São exceções, mas valhe a pena saber.
    No post anterior, explicamos porque o exercício físico pode te ajudar na hora de combater a acne.

    O problema é que pouca gente sabe que em alguns casos, o exercício físico pode piorar a situação!

    1º) Prática de exercícios que levam à fadiga extrema

    Praticantes de atividades como maratona e ironman têm uma queda no número de glóbulos brancos no sangue. A consequência disso é que há uma chance maior de infecções após os treinos – e de piora da acne!

    Dica: Se você não pretende ser atleta profissional, escolha um esporte mais leve, mas pratique com regularidade: três vezes por semana, ao menos 20 minutos por dia (ou segundo a recomendação do seu médico cardiologista).

    Acne em regiões específicas do rosto ou do corpo podem ser causadas por:

    2º) “Acne mecânica”
    Há alguns esportes que usam capacetes e outros acessórios que ficam em contato direto com a pele. O atrito causa uma doença chamada de acne mecânica O resultado são cravos, espinhas e cistos formados em uma região específica, como as costeletas, ou o pescoço, que esteve em contato com o equipamento, por exemplo, um capacete.



    Dica: Use uma proteção feita de tecido macio entre o acessório e a sua pele ou um pedaço de algodão. Se não resolver, procure seu dermatologista para o uso de algum medicamento. Cuidado para não confundir com foliculite! Ambas doenças são muito parecidas, mas têm causas diferentes.

    Ponha em prática estas dicas e aguarde o próximo post, quando continuaremos falando da relação entre esportes e acne.

    Observando bem, é possível notar que alguns fisiculturistas têm um grave problema com acne. Saiba o porquê.

    3º) Fisioculturistas e a acne

    Algumas pessoas tomam esteróides por vários motivos. Se houver a recomendação de um médico, não há problema... a não ser os efeitos colaterais.

    A acne piora porque há produção excessiva de queratina, uma proteína presente na pele, responsável por evitar a sua desidratação. Quando produzida em excesso, elas entopem os poros, criando os comedões, espinhas e cistos.

    Dica: Se você estiver tomando esteróides sem receita, pare imediatamente! Se forem prescritos por um médico, relate os efeitos indesejados. Para a acne, especificamente, continue lendo o blog.

    Para evitar a acne – Exercício físico (IV)

    Muitos dermatologistas dizem que não há pesquisas que provem que os alimentos causam acne.

    Infelizmente, a não ser que uma destas pesquisas tenha sido feita com você, não é possível afirmar com tanta certeza.

    4º) Suplementos nutricionais causam acne?

    Acne é uma reclamação comum entre os adolescentes que tomam suplementos ricos em proteína. Por outro lado, há algumas pessoas que tomam e não relatam nenhum efeito neste sentido.

    “Mas afinal, os suplementos causam acne ou não?”.

    Este é o problema. Cada organismo é muito particular, portanto, não é possível afirmar com certeza, já que há fatores muito mais influentes do que a alimentação, como genética e stress.

    Se o suplemento for o responsável, há quatro prováveis razões:

    - 25% dos suplementos vendidos nas academias de São Paulo têm esteróides escondidos! (clique aqui para ler a notícia) Assim, quando o paciente os toma, há resultado rápido e a pessoas se sente motivada a comprar mais. Neste caso, os anabolizantes são os responsáveis .


    - Alguns têm pré-hormonais, substâncias que, no organismo, vão se transformar em hormônios.


    Um exemplo é o extrato da planta Tribulus terrestris que dá vigor físico, mas que também estimula a produção de LH (hormônio luteinizante) que, por sua vez, estimula a produção de testosterona, que vai agir diretamente nas glândulas sebáceas.



    - Seu suplemento pode conter vitamina B12, que aumenta a oleosidade da pele.

    - Naturalmente, você pode ter tendência a produzir muita queratina. Quando você toma suplementos, deixa no seu organismo aminoácidos disponíveis para sintetizar músculos... e esta proteína, responsável pela impermeabilização da pele e, em excesso, pelos cravos e espinhas.

    Dica: Observe seus hábitos. Se não houver outra causa provável, o suplemento deve ser mesmo o problema. Leia o rótulo em busca da vitamina B12. Tente mudar de marca. Se não resolver, procure um nutricionista ou interrompa a dieta hiperprotéica.

    Para evitar a acne - Exercício físico (Parte V)



    Sem sombra de dúvida, esta é a mais importante e mais simples dica para combater acne na hora de praticar o seu esporte preferido.

    5º) Após a atividade física

    Quando você faz qualquer exercício, há um aumento da sua temperatura corporal. As glândulas sebáceas aumentam muito a sua produtividade porque sua função é evitar o ressecamento da pele.

    Com isso, em todo o seu corpo, juntam-se suor, sebo e células mortas que formam uma mistura perfeita para tampar poros e alimentar as bactérias presentes na pele.

    Dica: Ela é muito simples, mas contribui muito para evitar a acne
    A única coisa que você tem que fazer é: lavar o rosto ou tomar um banho, se você também tem espinhas nas costas e nos braços.

    Isso mesmo. A coisa mais importante a se fazer é lavar o rosto com o sabonete apropriado (aprenda a escolher o melhor sabonete clicando aqui) após a atividade física, principalmente se você transpirou.

    Esse ato simples vai ajudá-lo porque é o momento mais oportuno para uma limpeza, já que seus poros estão dilatados.

    Nem sempre é conveniente, mas se você puder, aproveite para tonificar e hidratar a pele.



    ACESSE! COMENTE! RECOMENDE!




    Comentários 4 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado
      muito obrigado pela dica
    1. Avatar de marcos
      Valeu pelas dicas
    1. Avatar de Trintão
      Procure no google academic ou no pubmed. Whey protein comprovadamente agrava as lesões de acne. E nem precisa ser aquelas marcas enriquecidas com vitamina B6/B12. Qualquer whey já é capaz de piorar as espinhas. Também existem estudos que apontam o consumo de carboidratos ao agravamento da acne. Por isso nada de tomar maltodextrina ou suplementos de "massa". Também recomendo evitar levedura de cerveja e produtos enriquecidos com complexos vitamínicos (sustagem, toddy, sucrilhos, etc). Nunca li nenhuma pesquisa sobre glutamina, BCAA, creatina, taurina, albumina sobre a relação delas com a acne. A princípio parece que estão liberados. Na internet, contudo, muita gente relaciona o consumo de glutamina com o surgimento de espinhas. Eu também ficaria com um pé atrás com essa substancia também. A menos que sua acne esteja 100% controlada, evite ficar tomando suplementos alimentares. Se estiver tudo bem com sua pele, vá se aventurando neles aos poucos.
    1. Avatar de elidaalexandre
      Uma vez eu comprei um suplemento que dizia ser para acne, no entanto poucas cápsulas que eu tomei foram o bastante para encher meu rosto de cravos e deixar minha pele oleosa.Tive que jogar fora o resto das cápsulas e fiquei muito chateada.Me senti enganada e lesada.Ainda bem que hoje já sei tratar melhor a minha pele e ela está cada vez mais bonita.