Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
+ Responder o Tópico
Mostrando resultados 1 até 7 de 7
  1. #1
    Junior Member
    Registrado em
    Oct 2011
    Posts
    7

    Peróxido de Benzoíla + Adapaleno

    Bom... antes de começar a falar do tratamento, vou dar uma resumida sobre mim e o meu caso específico... para que as pessoas possam ter uma base melhor de entendimento e comparação.

    Tenho 28 anos e tenho acne desde os meus 14 anos aproximadamente. Porém, sempre foi bem leve. Haviam épocas que o rosto ficava bem "populado", mas no geral era uma espinha aqui e outra ali... nada que incomodasse tanto.

    Meu problema começou a piorar consideravelmente depois de "velho", por mais incrível que pareça. Em 2006 (com 23 anos) comecei a ter uma incidência bem maior de espinhas, inclusive em áreas que nunca tive, como as costas. E novamente em 2009 tive outra piora, dessa vez tendo incidência constante também na barriga e peito. E como se já não fosse suficiente... nos últimos meses incidência grande nos braços. Eu não quero nem saber onde mais elas vão querer aparecer agora... rs

    Então, toda aquela crença de que "com a idade/tempo a acne vai embora", pra mim não funcionou.


    Tratamentos Iniciais

    Durante toda a adolescência, eu usava esporadicamente um medicamento que não me lembro agora o nome (acho que era clindamicina mas não tenho certeza). Usava esporadicamente quando as espinhas apareciam, e ele ajudava MUITO a secá-las rapidamente. Por volta de 2006 (quando meu quadro piorou), procurei um dermato e ele me apresentou o Peróxido de Benzoíla. Naquela época ele fazia maravilhas. Durante os primeiros meses que usei ele deu conta de praticamente toda acne. Eventualmente havia reincidência das espinhas e eu voltava a usar por mais algum tempo.

    Depois de certo tempo (1 ou 2 anos), eu reparei que ele já não surtia tanto efeito. Não sei se meu organismo se acostumou com o medicamento ou o quê aconteceu. Só sei que minhas espinhas pareciam ignorar o PB. Procurei novamente um dermato, que por sua vez decidiu me receitar o Roacutan. Eu já havia lido muito sobre ele, e com medo dos efeitos colaterais, eu resolvi pedir uma outra solução. Ele me receitou então um tratamento com a Tetraciclina. Depois de pesquisar e ler a bula (antes mesmo de comprar), eu preferia dar um tiro no meu pé à ter que fazer aquele tratamento. Sério... entre ficar com as espinhas e arriscar ter uma doença séria, além de vários outros problemas assustadores, eu escolhi ficar com minhas queridas espinhas.

    Fase Atual

    "Sou brasileiro e não desisto nunca." De teimoso que eu sou, continuei com meu Peróxido de Benzoíla, até tomar coragem de tentar um tto com o Roacutan. Eu vou ser sincero: ele ajuda a secar as espinhas... principalmente as que estão mais "maduras", e depois de uma noite usando ele, você acorda no dia seguinte e percebe que ele melhora significativamente a vermelhidão no rosto onde estão as espinhas. Além disso, ele ÀS VEZES ajuda com aquelas internas (que é chamada de "cisto" creio eu). Não é sempre. O que ele NÃO faz por mim: evitar que novas espinhas venham a surgir. E também não ajuda com as marcas. No início ele aparentemente fazia essas duas coisas, e de uns 3 ou 4 anos pra cá, não mais.

    Pretendo iniciar agora um tratamento com Adapaleno, juntamente com o PB. E espero que dê resultados. Possivelmente será minha última tentativa com os "tópicos". Vamos torcer que resolva.

    "Extras"

    Sabonete: Além da medicação, também sempre fiz uso de sabonete para limpar a pele. Atualmente uso um com "Óxido de Zinco" e "Enxofre". Mas estou estudando outras possibilidades que sejam mais eficazes, mesmo achando que ele faz bem o serviço que é proposto.

    Protetor Solar: Uma coisa que NUNCA fiz, e hoje me arrependo profundamente. Nos últimos anos ganhei algumas marquinhas bem feias por conta disso, mas pretendo corrigir esse erro.

  2. #2
    Junior Member
    Registrado em
    Oct 2011
    Posts
    7
    Além do "dossiê" acima, queria incluir também algumas constatações pessoais sobre os "cuidados com a acne" e espero que sirva de dicas para outras pessoas. Por mais relevantes que sejam as informações, serve também pra que eu tenha como "lembrança", já que sou muitas vezes relapso quanto aos cuidados básicos.

    Pois bem... no MEU caso específico, eu percebo que a acne é causada por vários fatores. Dentre eles: Hormônios (o principal), estresse, alimentação, hidratação e higiene.


    HIDRATAÇÃO

    Por mais difícil que seja de acreditar para alguns, beber água é algo realmente importante nos cuidados. Acho que todo mundo já ouviu aquela história da importância de beber água e estar sempre hidratado, por vários motivos, principalmente por uma boa saúde no geral. Então... estar bem hidratado eu não tenho provas de que vai impedir que apareçam espinhas, mas com certeza elas ajudam e muito na cicatrização da sua pele. E na minha experiência pessoal também ajuda que elas não fiquem tão inflamadas.

    HIGIENE

    Acho que aqui é o básico. Não ficar botando a mão no rosto, sempre lavá-lo ao menos 2 vezes com sabonete específico. Ao menos pra mim que tenho a pele super oleosa, é algo importantíssimo. O mesmo serve para o cabelo (que o meu também é oleoso) de nunca deixar mais de 2 dias sem lavar.

    Além disso, outras coisas são importantes na higiene e que pra mim fazem toda a diferença: toalhas e roupas de cama sempre limpas! Ter o AMBIENTE que vc vive limpo também é sempre bom. Eu notei isso ao ver que quando passo 1 semana na casa da minha noiva (que é sempre tudo limpinho, diferente do homem), quase sempre minha pele tem uma incidência muito menor de espinhas. Diferente da minha casa que toalha e roupa de cama são trocadas só quando lembro! rs

    ESTRESSE

    Outra coisa que não parece importante à primeira vista é nosso estado emocional. Coisas como estresse, ansiedade e até depressão, favorecem muito o surgimento de espinhas. E o irônico de tudo é que muitas vezes o próprio problema da acne é que nos deixa assim. E acaba sendo um ciclo vicioso. Eu sempre tento não me abater com o problema, mas eventualmente me pego preso ao estresse de outras coisas como trabalho e família, e percebo uma piora considerável.

    ALIMENTAÇÃO

    Acredito que esse seja PRA MIM o menor dos problemas. Óbvio que com uma frequência de frituras e comidas gordurosas, e a falta de grãos, verduras e vegetais na alimentação sempre acontece aquela piora. Ou quando se passa 5 dias direito comendo chocolate... acontece não só uma maior incidência, como também percebe-se que elas ficam mais "agressivas". Aí pra quem não consegue cortar/evitar (como eu... rs) o jeito é tentar balancear o máximo possível a alimentação.

    HORMÔNIOS

    Nesse caso aí eu tô frito. Meus hormônios definitivamente abandonaram toda consideração que tinham por mim, e parecem só me esquecer mais a cada ano que passa. Se você também é desse jeito, é botar fé nos tratamentos, e usar ao MÁXIMO todos esses cuidados básicos... e você vai ver uma melhora significativa.

    -

    OBS: Desculpem os posts gigantes, mas tenho poucas pessoas para compartilhar esses problemas, já que nenhum dos meus amigos foram amaldiçoados com essa "maravilha". rs
    Última edição por Atreyu; 30-10-2011 às 11:04 AM.

  3. #3
    Member
    Registrado em
    Oct 2011
    Posts
    30
    Atreyu,
    Seja, bem vindo! gostei da sua descrição, bem completinha! rs

    Sua história é parecida com a minha, só que eu tomei Roacutan quando tinha uns 22 anos, funcionou muito bem, tão bem que em vez de completar os 7 meses de tratamento eu larguei com 4 meses achando que ela não ia voltar, voltou.

    Agora também estou nessa busca de um tratamento tópico bom que não me faça voltar pro Roacutan, é um tratamento realmente desagradável, mas que não da pra negar, funciona perfeitamente.

    Algumas perguntas, esse PB que você passa é de qual concentração, é gel ou ou creme? Como sua pele reage com ele, fica vermelha? Ou ficava no começo?

    Decidiu como vai usar o Adapaleno? Dias alternados ou vai pro Epiduo? Como eu tinha comentado com você eu tenho um Adapaleno aqui, que comecei a usar no mes passado, porém apesar de uma melhora inicial depois de uns 5 dias deu um "breakout" absurdo, piorando muito minha pele, depois lendo um pouco vi que a chance disso acontecer é maior quando usa só o Adapaleno sozinho, com PB ou Clindamicina isso é mais dificil de acontecer. Inclusive já tinha usado muito o Adacne Clin, só que a ANVISA proibiu a venda dele, e se eu for pro dermatologista de novo é pra pedir roacutan rs


    Você conhece o Acne.org ? Não sei qual seu nível de inglês, mas se quebrar um galho da uma olhada lá, principalmente os reviews de medicamentos que o pessoal coloca lá, muito interessante.


    Abraços!

  4. #4
    Junior Member
    Registrado em
    Oct 2011
    Posts
    7
    Como minha pele é super oleosa, eu uso sempre o gel. A concentração que uso é 5%.

    Por sinal, pra controlar a oleosidade... além de continuar usando o sabonete, eu to querendo comprar o Minesol Oil Control (FPS), da Roc. Andei lendo uns reviews muito bons dele, mas ainda não consegui encontrar nas farmácias aqui.

    No começo do PB minha pele ficava um pouquinho irritada. Queimava um pouco, mas era suportável. Depois de um tempo acho que a pele acostumou. Não tenho mais esse problema há um boooom tempo.

    Quanto ao Adapaleno, estou esperando terminar a bisnaga do PB pra decidir se vou comprar o Epiduo ou alternar os 2 separados. Mas essa semana ainda eu já começo e deixarei aqui minhas impressões iniciais.

    Vou entrar nesse site pra dar uma pesquisada. Valeu pela dica!

  5. #5
    Member
    Registrado em
    Oct 2011
    Posts
    30
    Cara, muito interessante esse Minesol Oil Control.

    Eu sou bem ignorante nesses produtos cosméticos, mas pesquisei bem e gostei! Acabei achando outro bacana que é o Effacler M, da La Roche Posay, que também é especial pra controlar oleosidade e tem muito review dizendo que o produto faz milagre. Como quase não tomo sol esse Effacler me interessou mais, vou caçar ele pra comprar. Se você testar o Minesol deixa a gente saber tb.

  6. #6
    Member
    Registrado em
    Oct 2011
    Posts
    30
    Atreyu,
    no desespero de conseguir um resultado melhor acabei fazendo o tratamento que vc queria fazer rs

    Troquei o Benzac por Epiduo, e comprei o Minesol, só posso dizer que é ótimo. Depois da uma olhada nos meus posts que detalhei um pouco melhor, mas o Epiduo acelerou muito a remissão da acne, tá aprovado.

  7. #7
    Junior Member
    Registrado em
    Nov 2011
    Posts
    24
    Amigo, vou acompanhar de cabo a rabo o seu relato. Vou começar em breve um tratamento parecido com esse seu.
    Minha prima está fazendo tratamento com dermatologista, ela manipulou os 2 compostos, vou comprar com a receita dela.
    Meu tratamento vai ser (PB com Adapaleno) + Protetor FPS 50 + Sabonete(dela é de acido salicílico).
    Estou pensando no ACNESOAP, que foi o que minha dermatologista passou junto com (PB + Eritromicina) e doxiciclina(oral) quando fiz o tratamento.

    Grato, absorvento todos seus posts.


 

Permissões de Mensagem

  • Você não pode postar novos tópicos
  • Você não pode postar respostas
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar seus posts